quarta-feira, 16 de maio de 2012

17 de maio de 1958

Entro no Google.

Uma edição da revista O Cruzeiro ostenta a data do título deste post na capa, ao preço de CR$15,00. Os assuntos, elencados em coluna à esquerda, cediam espaço maior à foto de uma beldade não identificada. Alguns dos assuntos, compreensíveis: reforma do ensino secundário, nova fórmula do futebol inglês: U-23; outros, nem tanto: fantasmas brincam em São Paulo, Belafonte não canta Calipso.

Já a revista Maquis, editada no RJ, edição no. 49, abre manchete para a denúncia: F.N.M. pagou estátua de Juscelino. Alguém tem lembrança aí do Fê-nê-mê)? E de Juscelino?

A ABPTGIC, quem diria?, foi fundada em 17 de maio de 1958. Trata-se da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia. Impressionante, não?

Foi um sábado, fico sabendo. 

A Folha da Manhã, jornal de São Paulo, exibe a seguinte manchete: Aprovado sem modificações pelo Conselho da República o projeto que institui o estado de emergência na França. Toda em caixa alta, em duas linhas, em tipos clássicos. Na coluna ao lado, a informação de que o Sputinik III foi avistado com radar nos EUA. No meio da primeira página é possível ler o título: Violento conflito no porto entre a polícia e os partidários do general Humberto Calado.

Saio do Google.

Desisto de saber mais sobre o que aconteceu no dia em que respirei pela primeira vez. Nada encontrarei na internet sobre os ocorridos no meu lugar de nascimento e arredores, o que realmente importaria. Lá era o sertão do São Francisco, o sertão de dentro. A história dos deserdados não produz posteridade. A não ser que um escritor de gênio faça dela matéria de sua arte. 

Ganhei "Os miseráveis" de presente antecipado da minha amada.  

Amanhã começarei o dia indo ao médico. 


3 comentários:

  1. Carlos, a história dos deserdados produz posteridade sim, e você, como grande escritor que é, faz isso muito bem, e de maneira comovente e bela.
    Feliz aniversário, amigo. Adorei demais o post.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tão lindo, amado, o seu post. Bom demais estar com você no seu aniversário. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Carlos,

    Li o seu post no dia 16. Pensei em te desejar um feliz aniversário antecipado. Mas acabei decidindo parabenizá-lo no outro dia. Acabei esquecendo de vir aqui. A minha vida está uma correria, mas sei que isto não justifica. Desejo-te um feliz aniversário, hoje. Ainda está valendo? Muita saúde, Carlos, muita literatura, muita vida. Abraço!

    ResponderExcluir