segunda-feira, 27 de julho de 2015

MINICONTOS, OBSCENAS

 
 
     Dei o título de Minicontos a este blog pois pretendia nele publicar... minicontos. Como fiz em blogs anteriores. Os minicontos que escrevi, de 2002 até esta parte, me renderam dois livros. O primeiro, "A segunda sombra", saiu pela Multifoco/RJ, em 2010. E o segundo sai agora pela editora P55/BA, com lançamento na próxima quarta, 29, na Confraria do França, em Salvador, a partir das 19h.
 
     Sou um escritor reconhecido pelos romances "A dama do Velho Chico" e "Beira de rio, correnteza". Um romancista que escreve minicontos pode provocar, à primeira vista, um certo estranhamento. Mas, por mais estranho que pareça, o miniconto oferece ao escritor uma liberdade semelhante àquela do romance. E eu me sinto muito à vontade com o gênero (me recuso a tratar o miniconto como subgênero).
 
     O território do romance permite ao escritor digressões, descrições, perfilamentos de personagens, notícias históricas, comentários filosóficos e psicológicos, variações na forma narrativa etc. Já o living do miniconto o desobriga disso tudo, ou faz de cada um desses recursos narrativos uma experiência micronarrativa. O miniconto dispensa até mesmo a identificação do seu protagonista. Pode preservar a estrutura do conto, com fecho de ouro e história oculta, por exemplo, condensando parágrafos inteiros numa única frase; ou pode se constituir apenas de uma frase. O título não apenas sinaliza o enredo: é parte fundamental da narrativa.
    
     Crônica, prosoema, reflexão filosófica, comentário social, piada, causo, o que seja, o miniconto sempre foi praticado, desde que alguém se dedicou a contar histórias. A internet o popularizou, está firme no meio editorial. E, sim, dá rápida vazão ao olhar crítico do autor, à sua indignação frente aos desrumos da realidade e a suas dores sempiternas. E isso é pouco diante das infinitas possibilidades criativas que oferece. 
 
    

2 comentários:

  1. Gostei muito, meu amigo, li hoje e já publiquei no meu face oito trechos que selecionei. Amanhã publicarei no meu blog. Os minicontos que mais gostei foram: Doméstica, Neocorsário, Sabatina, Sucesso, Quadrilha, Revolução cultural e Códice 5 e 6. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Está no ar o post com as oito passagens: http://elmirdad.blogspot.com.br/2015/08/oito-passagens-de-carlos-barbosa-no.html

    ResponderExcluir