domingo, 24 de outubro de 2010

DESERTO DIAMANTINO


Este aí é o poeta galego Xavier Rodríguez Baixeras, que tem passado os últimos verões aqui na Bahia e frequentado o almoço das quintas-feiras no restaurante do Edinho, no Ceasa do Rio Vermelho. No "Contosempre", meu blogue desativado, postei um belíssímo poema do seu livro "O pan da tarde".
O Baixeras tornou-se um profundo conhecedor do Rio Vermelho, onde sempre fixa moradia, e admirador da obra de Herberto Sales. Visitou Andaraí e a Chapada Diamantina. Escreveu o livro de poemas "Deserto Diamantino", que venceu o VIII Premio Caixanova 2009.
Tive a alegria de receber hoje um exemplar de "Deserto Diamantino". Estou lutando com as sutilezas da língua galega e aos poucos alcançando a grandeza dos poemas diamantinos do Baixeras.
Deixo aqui as estrofes finais do primeiro poema, "Regalía" (sesmaria):
"Estou aqui, perplexo, contemplando
o tempo retorcendóse aos meus pés
e acomodo ao que fun o seu revés
de cabalgada, e ando
grandes leguas colmadas de demora
e vou tomando a pose desta herdade
serodia como a vida e xa saudade,
calor que me devora."

Um comentário: