segunda-feira, 3 de abril de 2017

FLORISVALDO MATTOS, POETA DAS PRECIOSIDADES


       Dia 6 de abril, Florisvaldo Mattos publica seu oitavo livro de poemas, "Estuário dos dias", que sai pela Caramurê. Às vésperas de seu aniversário, poeta das preciosidades, Flori adiciona 97 poemas inéditos a sua consistente obra. O evento será no Palacete das Artes, na Graça, a partir das 19 horas. Fica o convite aos amantes da boa literatura.

     Faço aqui um breve apanhado de preciosidades que garimpei, rapidamente, em "Galope amarelo e outros poemas", Edições Cidade da Bahia, Fundação Gregório de Matos, 2001.

   Debaixo dos cílios negros / passaram águas pesadas.
                                             (Debaixo dos cílios negros)

   Me tragam aquelas meninas / que eu conheci lá em Jáen
   cantando na procissão / ao Cristo que a todos vem;
   me caso com todas elas / para o mal ou para o bem,
   mas se me derem só uma / me satisfaço também 
                      (Balada do Legionário Condenado à Morte)

   Em teus pés a bola, planeta submisso,
   rola com júbilo entre galáxias de cristal.
                      (Maradona, el pibe maldito)     

   Gosto / no limitado espaço / de teu andar suave
   de ave / distância de barco / no azul da enseada
                                              (Entretanto desertos)

   Navalhas reinam; abrem sua esteira
   com a força de um trator rasgando neve
                                    (Escritura em pedra)

   cabra: o capim ao sonho preferindo [...]
   flor animal, sonora arquitetura.
                                                        (Cabra)

   Fique no ouvido o som terrível,
   cravem na carne os estilhaços,
   antes me quero morto ou sofrido,
   porém honrado.
                   (Poema preposicionado)

   Quando ele voltou / a moça do portão estava casada
   o prefeito era uma cruz e uma placa [...]
   Quando ele partiu / a primavera galopava nos rosais
                                                           (Galope amarelo)

   Sou todo uma selva de hábitos
   e nada sei que outros lábios
   já não tenham dito ou tentado.
                       (Janela para o dia)   

   O silêncio perturba meu silêncio
   nauta que se perdeu / imobilizado pêndulo [...]
   Ficou a pele riscada de luto
   o cimento categórico do presente.
                                                               (Zoológico)
 
   Aves adotam poses de cegonha
   sobre muros pintados de cinzento.
   A hora respira infância: o tempo sonha.
                   (Grapiúna I, Tarde de agosto)

   Fica em silêncio que já te cubro, égua
   Fogosa, imersa em toldo florescente;
   Te pego pelo casco, jade puro;
   Te puxo pelas crinas rutilantes;
   Te arranco das encostas em que pastas.
                                           (Égua de Jade)

   Observo, transido: a enfermeira tem pernas roliças.
                                                    (Eletrocardio-sombra)

    Meu coração agora te pertence,
    lua que vaga sobre os rochedos
                                     (Rochedos)

    E enquanto eu mire um girassol nascendo
    E ele vislumbre ruínas que submergem,
    Dele eu seja o fim e ele, meu começo.
    (As coisas; Eu, o outro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário