quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TRISTRAM SHANDY

Pudesse um historiógrafo tocar para diante a sua história, como um arrieiro toca a sua mula, - sempre em frente; - por exemplo, de Roma até Loreto, sem jamais voltar a cabeça quer para a direita, quer para a esquerda, - e teria condições de aventurar-se a dizer-vos, com uma hora de erro para mais ou para menos, quando alcançará o termo de sua jornada; - mas tal coisa é, moralmente falando, impossível. Se for um homem com um mínimo de espírito, terá de fazer cinqüenta desvios da linha reta a fim de atender a esta ou aquela pessoa conforme for prosseguindo, o que de maneira alguma poderá evitar. Terá sempre a solicitar-lhe a atenção, vistas e perspectivas que não poderá evitar de parar para ver, tanto quanto não pode alçar vôo; terá, além disso, diversos
relatos a conciliar;
anedotas a recolher;
inscrições a decifrar;
histórias a entretecer;
tradições a peneirar;
personagens a visitar;
panegíricos a afixar à porta;
pasquinadas por sua causa: - De tudo isso, tanto o homem quanto a sua mula estão isentos. Para resumir a questão: a cada passo, há arquivos a consultar, bem como pergaminhos, registros, documentos e infindáveis genealogias, que a justiça uma e outra vez o obriga a voltar a ler. - Em suma, a coisa não tem fim; ------ de minha parte, declaro ter dedicado a isso estas últimas seis semanas, imprimindo-lhe toda a velocidade que me foi possível, - e ainda nem sequer nasci; -- só consegui dizer-vos, e foi tudo, quando aconteceu, mas não como; ----- pelo que, como vedes, a coisa ainda está longe de se concluir.



Trecho do Volume I de "A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy", de Laurence Sterne, publicado originalmente em 1760. Os nove volumes publicados até 1767, dos 20 projetados pelo autor, foram reunidos pela Cia das Letras, com tradução e prefácio de José Paulo Paes, em 1998 (2a. edição corrigida). Os hífens do texto substituem travessões, mais ou menos longos, à exceção das ocorrências em sequência. As extravagâncias de Sterne (gráficas, digressivas e humorísticas) me encantam como leitor. Volto sempre ao Tristram Shandy quando suspenso por ausências.

Um comentário:

  1. Amado, já estou na casa nova que você me ajudou a construir. Obrigada sempre. Bjsamovc

    ResponderExcluir