sábado, 21 de fevereiro de 2015

CONSTERNAÇÃO, JÁDSON BARROS NEVES



    Um livro de contos que nos revela o mundo dos posseiros, garimpeiros, fazendeiros e bichos de todo porte e peçonha, que habitam, ou transitam, pela selva brasileira. Ou pelo que foi selva, um dia. Homens e mulheres que labutam no limite de sua capacidade de sobrevivência e que, mesmo assim, não desaprendem amizade e amor.
    O que mais me agradou no conjunto dos contos foi o conteúdo de verdade que brota da leitura. O leitor enfrenta ao lado dos personagens o calor, as mutucas, a chuvarada constante, e por pouco não sai do livro sangrando por conta de uma afiada faca de picar fumo ou por uma bala de 44.
     Jádson Neves conhece o mundo que narra. Isso, por si só, não é garantia de boa literatura, mas em "Consternação" verifica-se facilmente ser a base das narrativas. E o sumo da linguagem certeira, sem garranchos a atrapalhar a viagem do leitor. 
     "Consternação" me foi indicado pelo escritor Roniwalter Jatobá, em nosso mais recente encontro, como um livro de valor, que merecia ser lido. Nesse rescaldo de carnaval, fundi o ouro em pó dos contos e o desvario da aventura humana com o sangue que inevitavelmente se derrama ao viver e morrer em terras brasílicas. E entrego aqui a vocês minha recomendação de leitura. 



Consternação, de Jádson Barros Neves, saiu pela editora baiana Casarão do Verbo, em 2013, e reúne 14 contos em 184 páginas.
Imagem: Bol Fotos.

Um comentário: