terça-feira, 13 de outubro de 2015

KARL OVE KNAUSGARD, A MORTE DO PAI


 
   [...] Quando sabemos muito pouco, é como se esse pouco não existisse. Quando sabemos muito, é como se esse muito não existisse. Escrever é retirar da sombra a essência do que sabemos. É disso que a escrita se ocupa. Não do que acontece aí, não das ações que se praticam aí, mas do em si. Aí,  é esse o lugar e o propósito da escrita. Mas como chegar a ele?
 
   [...] Por muitos anos eu tentara escrever sobre meu pai, mas jamais conseguira, decerto porque o tema era próximo demais da minha vida, e portanto nada fácil de transpor para outra forma, o que, naturalmente, é um pré-requisito da literatura. É sua única lei: tudo deve se sujeitar à forma, como o estilo, a trama, o tema, se algum deles prevalecer sobre a forma, o resultado será insatisfatório. Eis por que autores com estilo forte costumam escrever livros ruins. E também por que autores com temas fortes costumam escrever livros ruins. A força do tema e do estilo deve ser destruída para que possa surgir a literatura. É a essa destruição que chamamos "escrever". Escrever é mais destruir do que criar. Rimbaud sabia disso melhor que ninguém.
 
 
 
   Trechos extraídos de "A morte do pai", vol. I da trilogia "Minha luta", de Karl Ove Knausgard, publicado pela Companhia das Letras, em 2a. edição, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário