domingo, 1 de agosto de 2010

CHÁ DAS CINCO COM O VAMPIRO


O próprio Miguel Sanches Neto tem lastimado o fato de o livro ter provocado mais notícias que crítica. O que equivale dizer mais polêmica que leitura. Li o "Chá das cinco..." porque tenho lido tudo que posso do MSN desde o magistral "Chove sobre minha infância". Sou um leitor ávido por bons livros, e como leitor digo que "Chá das cinco..." é um romance de leitura necessária. Sob o pretexto de narrar a vida de um escritor iniciante, que se torna também crítico literário, MSN expõe o que viceja no meio literário, revelado em resenha no "Rascunho" por Maurício Mello Junior numa palavra: vaidade.

O trânsito do narrador, de uma cidade interiorana à capital Curitiba, em busca de leituras e de uma escrita poderosas, leva-o a conhecer grandes escritores curitibanos e com eles conviver. O que poderia ser enriquecedor não tarda a se tornar um tormento para ele. Dizem que MSN revela particularidades incômodas para Dalton Trevisan. Não concordo: a narrativa pareceu-me mais gratificante ao "Vampiro" que outra coisa. Não serão poucos os que procurarão os livros de Trevisan para ver se lá identificam as idiossincrasias do Trentini da obra. Quem tem comportamento e obra expostos com toques de um realismo cruel é um certo Valério Chaves, que suspeito quem seja. Mas deixo para cada um concluir sobre sua identidade, o que, na verdade, não será tarefa difícil.

Afora o aspecto mundano da narrativa, "Chá das cinco..." tem todas as qualidades de um bom romance contemporâneo. E resulta em leitura agradável, pois não deixa de ser cômico o engenho da vaidade, e instrutiva, para quem se arrisca no mundo das letras.

O Miguel Sanches Neto criou um blogue para abrigar o que se tem escrito sobre o livro. Recomendo uma visita a "http://chadascincocomovampiro.blogspot.com".

6 comentários:

  1. Oi, Carlos, estou à caça desse livro nas livrarias. Fui na LDM, mas o único exemplar já foi levado. Agora irei à Saraiva.
    Depois de sua resenha, fiquei ainda mais curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais de ler este livro. Inclusive grifei trechos para postar no blogue. Bjs, amado.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, amigo, tenho acompanhado com interesse os escritos de MSN desde a leitura de "Chove sobre minha infância" (direta ou indiretamente indicado por sua pessoa naquela celébre entrevista cedida ao extinto Tribuna Cultural de 2005). Desde então, o "Hóspede Secreto", "Herdando uma biblioteca", "Venho de um país obscuro" e o romance acima mencionado figuram entre as obras mais marcantes que li neste decênio. Outros títulos de Sanches Neto estão naturalmente na mira, haja vista o chá das cinco mencionado. Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. Anotado.Um escritor que está em minhas predileções desde que li o Hóspede secreto.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela dica, Carlos. Vou procurar este livro por aqui. Quem sabe, depois que o anônimo ler, ele não me empreste. (risos) Um abraço.

    ResponderExcluir