sexta-feira, 4 de março de 2011

LEITURAS PRÉ-CARNAVAL


  1. Ando, como sempre, aferrado a livros. Concluí hoje a leitura de "Fora de lugar", de Edward Said, um nome por demais conhecido como crítico literário e ensaísta, morto em 2003. Palestino de nascimento, cidadão norte-americano por ascendência paterna adquirida, criado no Egito, cristão protestante, Said sempre se considerou fora do lugar. O livro tem como subtítulo "Memórias". E o que faz: escrafuncha sua infância, seu relacionamento com os pais, o casulo politicamente alienante em que foi criado, a inseguranaça adquirada, os ambientes escolares, as poucas amizades, as hesitações quanto ao estudo, a sexualidade reprimida, a dependência familiar. Leitura irresístivel, que atravessei em pouco tempo.
  2. Em muitos momentos, senti-me incomodado na leitura de "Fora do lugar". Simples: Said nasceu e foi criado em ambiente de alta burguesia, nada lhe faltando de material, viajando sempre, e muito, sempre de primeira classe, frequentando as melhores escolas, tudo de mais confortável. Aí eu me questionava sobre a importância que tal leitura tinha para mim. Tá bem, o Said tornou-se depois, bem depois, a partir de 1967, quando tinha 34 anos de idade, um intelectual orgânico, engajado na "luta do povo palestino", com todas as implicações que o tema traduz. Continuei incomodado.
  3. Não conheço a obra teórica do Ed Said. Mas li suas memórias em poucas sentadas. É um bom livro, até mesmo pelas curiosidades que revela, como por exemplo, dois tapas que levou de um certo Michel Sauloub (escrevo de memória), líder estudantil da escola inglesa que frequentava no Cairo, por uns gracejos públicos que o ofenderam. O tal Sauloub tornou-se conhecido mundialmente, mais tarde, como Omar Sharif. Coisas assim.
  4. O livro acaba abruptamennte, talvez por conta do estado avançado da leucemia que acometeu o Said em 1994. Prometo um trecho de "Fora do lugar" em outro post. Sua leitura lembrou-me muito o "Istambul", de Oran Parmuk. Bom, mais isso é outra mesma história, que fica pra depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário