quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ESCORPIÃO AMARELO, de KATIA BORGES


URGENTEMENTE

Eu dirigia de volta para a minha casa após o trabalho, o rádio ligado. Uma música qualquer em alto volume. Seguia pelas ruas da minha infância como quem anda numa esteira rolante e se cansa, sem avançar um único centímetro. E acelerava, para reduzir o percurso e chegar mais rápido. E sentia muito sono e o desespero latente que sempre me acompanham. E corria em direção a um destino que já não conseguia visualizar ou considerar como possibilidade. As casas e os prédios iam passando velozmente pela janela. E eu sentia que precisava de algo, de alguma coisa, sim, de alguma coisa, urgentemente. De repente, soltei o volante e fechei os olhos.


Terminei com um sorriso a leitura desse miniconto acima, e de outros também, do novo livro de Kátia Borges, "Escorpião amarelo", publicado recentemente pela P55, na coleção Cartas Baianas. O sorriso veio, e retornou, pelo prazer simples da leitura e pela identificação minha com o texto da autora, que transita com igual talento na poesia e na prosa. O miniconto deve brilhar como um jato de luz na escuridão, algo que ilumina, revela, dá pistas, mas que pode momentaneamente cegar, deixando para trás bolhas, risos e lágrimas; uma história, oculta ou não, potente, concentrada, dolorosa, hilária ou gozosa. 

Ao ler "Urgentemente", lembrei-me de imediato de "Sangue quente", do meu livrinho "A segunda sombra" (Multifoco, 2010), o episódio máxime no repente de uma curva, de um batida de rua, de um gesto impensado, uma cena de rua dramática e poética. Deparei-me com fartura de momentos assim em "Escorpião amarelo": picadas fertéis de boa literatura. Aproveito para devolver a Kátia Borges o que ela escreveu em 2007 em meu desativado blog "ContoSempre", comentando meu miniconto "Oásis": os contos deixam um certo gosto amargo, inquietante, angustiante no leitor. Maravilhoso que seja assim. Leitura que recomendo com entusiasmo.



Imagem: Bol Fotos

2 comentários:

  1. Quero ler este livro. Belo miniconto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu quero comprar o livro do Thiago, comentado por você no Deslocamentos. Semana que vem irei a Feira. Abr (carlos barbosa)

      Excluir