quinta-feira, 15 de setembro de 2016

LITERATURA E AMIZADE


   Daqui a pouco saio para o Ceasinha. Lá encontrarei amigos para festejar o aniversário de um amigo. E mais tarde para o lançamento dos livros de Ruy Espinheira Filho e Eu Barbosa, cujos convites estão postos aí abaixo.
   O amigo que aniversaria não comparecerá ao almoço. Fisicamente. Mas tem estado ao nosso lado desde que se ausentou desgostoso e precipitadamente. Mário Vieira da Silva, o Mário Jegue, "digaí, biscoito!", aquele que aparecia para dizer que não viria... e ficava. Pessoa inesquecível por sua generosidade, paciência, surdez, desprendimento, disposição, disponibilidade, gosto pela vida e pelo riso. Um leitor criterioso e constante, um personagem impagável de causos fantásticos, igualmente inesquecíveis. Beberemos e comeremos em sua memória. Este será seu primeiro aniversário de ausência. Nós, os amigos que ficamos, pretendemos seguir festejando sua memória, a cada quinta-feira, enquanto não partimos também desgostosos dessa dureza de vida.
   E depois entregaremos os novos livros aos leitores. A literatura traz consigo essa condição: entrega de algo que se julga precioso e pessoal ao usufruto de outras pessoas. Ir ao encontro de um livro, tomá-lo nas mãos, abri-lo e com ele conviver durante horas ou dias, corresponde a travar uma nova amizade, ou a fortalecer amizade já existente. Estamos juntos, autor e leitor, para sempre irmanados em memória e referências. Na esperança, claro, de que sejam boas e positivas.
   Então foi assim: primeiro, festejar Mário; depois, Ruy decidiu trazer seus livros ao festejo; por fim, ficando meu livrinho pronto antes do previsto, juntei-me à farra literária neste dia tão especial. Esses livros Mário não lerá, mas neles está bem posto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário