domingo, 11 de março de 2018

OS DEZ AMIGOS DE FREUD, SÉRGIO PAULO ROUANET


   São dois volumes, publicados pela Companhia das Letras, em 2003. Rouanet toma como partida uma lista de livros que Freud indicou ao editor Esse Heller, em 1906, atendendo a uma circular enviada a várias personalidades com igual pedido. A carta está na íntegra, logo na abertura do Volume I, e merece ser conhecida de todos, não somente pela relação de livros e autores que Freud aponta, mas também pelos fundamentos de suas escolhas:

   "O sr. deseja que eu lhe indique 'dez bons livros', e recusa-se a acrescentar uma palavra de explicações. Com isso, o sr. me encarrega não apenas de escolher os livros, mas de interpretar seu pedido. Habituado a prestar atenção a pequenos indícios, devo ater-me à formulação literal de sua enigmática pergunta. O sr. não disse 'as dez maiores obras da literatura mundial', caso em que, como tantos outros, eu teria que responder com Homero, com as tragédias de Sófocles, com o Fausto de Goethe, com o Hamlet de Shakespeare, com Macbeth etc. Não se trata, tampouco, dos dez livros mais significativos, entre os quais teriam que figurar os trabalhos científicos de Copérnico, do velho médico Johann Weier, sobre a feitiçaria, de Darwin, sobre a origem do homem, e muitos outros. O sr. não indagou sequer sobre os meus livros favoritos, entre os quais eu não teria esquecido o Paradise Lost de Milton e o Lazarus de Heine. A meu ver, seu texto põe um acento especial na palavra bons, e com esse predicado o sr. quer caracterizar os livros com que nos relacionamos do mesmo modo que com bons amigos, aos quais devemos algo do nosso conhecimento da vida e da nossa concepção do mundo, cujo contato nos proporcionou prazer, e que elogiamos diante de outros, sem que essa relação suscite um temor reverencial, uma sensação da própria insignificância diante da grandeza alheia
  
   Indico-lhe portanto esses 'bons livros', que me vieram à mente sem muita reflexão:
  
   Multatuli: Cartas e obras
   Kipling: O livro da jângal
   Anatole France: Sobre a pedra branca
   Zola: Fecundidade
   Merejkovski: Leonardo da Vinci
   Gottfried Keller: A gente de Seldwyla
   Conrad Ferdinand Meyer: Os últimos dias de Hutten
   Macauley: Ensaios
   Gomperz: Pensadores gregos
   Mark Twain: Esboços

  Nâo sei o que o sr. pensa fazer com essa lista. A mim mesmo, ela me parece estranha, a tal ponto que não posso abandoná-la sem acrescentar meus comentários. Não quero examinar por que esses e não outros 'bons' livros, mas apenas esclarecer a relação entre o autor e sua obra. Nem sempre essa relação é tão óbvia como a que existe entre Kipling e Jungle Books, por exemplo. Na maioria dos casos, eu teria podido selecionar outra obra do mesmo autor, como por exemplo o Docteur Pascal, de Zola. O mesmo homem que nos presenteou com um bom livro muitas vezes nos deu também de presente vários bons livros. No caso de Multatuli, sinto-me impossibilitado de dar preferência a Cartas de amor em detrimento das cartas particulares, ou vice-versa, e por isso escrevi: Cartas e obras. Excluíram-se as obras essencialmente literárias, de valor puramente poético, talvez porque seu pedido  -  bons livros  -  não parecesse referir-se diretamente a tais obras. Assim, no caso de Hutten, de C.F. Meyer, o 'bom' prevaleceu sobre o 'belo', a 'edificação' sobre o prazer estético.

  Ao solicitar-me que indicasse 'dez bons livros', o sr. tocou num ponto sobre o qual muitíssimas coisas poderiam ser ditas. Termino, pois, para não ficar ainda mais loquaz."


   Aí está, e não é pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário