sábado, 4 de agosto de 2018

A PROMESSA, FRIEDRICH DÜRRENMATT




   [...] para ser sincero, nunca tive os romances policiais em tão alta conta e sinto muito que o senhor também os escreva. Perda de tempo. No entanto, o que o senhor disse em sua palestra de ontem valeu a pena; como os políticos fracassam de forma tão criminosa... [...] as pessoas esperam que ao menos a polícia saiba botar ordem no mundo, mesmo que eu não consiga imaginar esperança pior que essa. Infelizmente, em todas essas histórias policiais se perpetra ainda um engodo bem diferente, e não falo do fato de que seus criminosos sempre encontram a justiça, pois essas belas histórias são moralmente necessárias. Trata-se das mentiras que preservam o Estado, como o piedoso ditado de que o crime não compensa, ainda que seja preciso apenas dar uma olhada na sociedade para saber a verdade sobre esse dito popular, tudo isso eu deixo passar, mesmo que apenas por princípio profissional, pois cada público e cada contribuinte têm o direito a seus heróis e a seu final feliz, e nós, da polícia, somos obrigados a oferecer esse direito, como vocês, os escritores, também o são. Não, eu me irrito muito mais com a ação em seus romances. Aqui o engodo é tremendo demais, desavergonhado demais. Vocês constroem ações de um jeito lógico, e ele segue como um jogo de xadrez, aqui o criminoso, aqui a vítima, aqui o cúmplice, aqui o beneficiário; basta que o detetive conheça as regras e refaça os movimentos, logo ele terá posto o criminoso em xeque, ajudado a justiça a triunfar. Essa ficção me deixa furioso. Apenas em partes se lida com a realidade através da lógica.

   [...] Por sua vez, em seus romances o acaso não tem vez, e, se algo parece acaso, é ao mesmo tempo destino e coincidência; desde sempre, a verdade é jogada aos lobos por vocês, escritores, em detrimento de regras dramatúrgicas. Mandem essas regras para o inferno de uma vez. Um acontecimento não pode se desenvolver como um cálculo matemático pelo simples fato de de nós nunca conhecermos todos os fatores necessários, mas apenas alguns poucos, a maioria deles bem secundários. Também o acaso, o incalculável, o incomensurável tem um grande papel aí. Nossas leis baseiam-se apenas na probabilidade, na estatística, não na casualidade; aplicam-se apenas no geral, não no específico. O individual fica fora do cálculo. Nossos meios criminalísticos são insuficientes, e quanto mais nós os desenvolvemos, em princípio mais insuficientes serão. Vocês, da escrita, não se preocupam com isso. Não tentam lidar com uma realidade que vive escapando entre os dedos, mas montam um mundo que é administrável. Esse mundo talvez seja perfeito, possível, mas é uma mentira. É preciso deixar a perfeição para lá se quiserem continuar com as coisas, com a realidade, como é adequado para os homens, ou vão ficar aí sentados, ocupados com seus exercícios inúteis de estilo. 



   Aí está um trecho de "A Promessa", de Friedrich Dürrenmatt, escritor suiço, em edição da TAG Estação Liberdade, 2018. Infelizmente, não consegui capturar a imagem da capa do livro na internet, e não achei justo apresentar outra capa que não a dessa edição especial da TAG, entregue aos assinantes neste mês de agosto, fruto da curadoria do escritor Cristovão Tezza. Junto com "A Promessa" vem a novela "A Pane", que ainda não li.
   Aqui, o narrador, um comandante de polícia conta a um escritor uma investigação muito especial. A narrativa pode ser rotulada, para quem gosta disso, de antirromance policial. Para mim, foi uma deliciosa surpresa. Leitura altamente recomendável.

Imagem: FDürrenmatt, askART, capturado em Bol Fotos

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