segunda-feira, 29 de abril de 2019

GAME OF THRONES





    A série Game of Thrones - GoT tem ambiência sombria, múltipla direção e custos altos. Pois bem: desde a sétima temporada a série meio que desbrava o enredo, posto que GRRMartin não concluiu a saga nos livros que publicou. Presa ao "estilo" que adotou, GoT provoca críticas e comentários os mais diversos a cada episódio. Eu li os cinco tomos publicados d'As crônicas de Gelo e Fogo e garanto a vocês que não senti falta do que foi extirpado da trama em benefício de clareza e agilidade. Mas há quem...
   
    Bem, dos vários textos que li durante o day after da Batalha de Winterfell ressaltam críticas à escuridão das cenas, não bastasse a luta ter sido travada durante uma noite invernal. Não vejo motivo para queixas: as melhores cenas do 3o episódio só foram possíveis por conta da escuridão reinante (sem trocadilho). Senão vejamos: 1) o acendimento das foices dos dothraki, pela feiticeira Melisandre, exigia o contraste para que a sequência tivesse o efeito plástico que teve, 2) o avanço dos dothraki na direção do exército dos mortos, na direção da escuridão, visto de perto ou à distância, foi bem bacana, 3) e o choque dos dothraki com a massa do exército dos mortos, como foi filmado, realizou momento precioso de puro cinema - luz e escuridão, a luz se apagando aos poucos até a escuridão imperar. Numa economia gigantesca de recursos de todos os naipes, a direção mostrou o enfrentamento e a derrota dos dothraki apenas com jogo de luz e sombra - isto é cinema. Mais que isso, representou uma economia enorme para a produção e para os olhos dos telespectadores, que teriam pela frente muitas cenas sangrentas. Considerei primorosa a cena 3.

     No mais, o episódio 3 exibido ontem teve o condão de encerrar a luta contra o Rei da Noite e seu exército de mortos, vilões sem voz e sem um propósito maior a alcançar, sem qualquer empatia. Agora vamos a Cersei, esta sim, vilã das mais impressionantes e admiráveis.


Foto: Arya, personagem vivida por Maise Williams, Bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário