segunda-feira, 11 de março de 2013

TEMPO DE LEITURA


Tenho lido muito nos últimos meses. E publicado aqui comentários sobre alguns dos livros lidos. Hoje mesmo fechei o segundo volume da triologia "USA", de John dos Passos, intitulado "1919", iniciado tão logo devorei o primeiro, "Paralelo 42". Cerca de 1.130 páginas, os dois reunidos. Falta agora o terceiro volume, "O grande capital", cujo encontro se dará em breve, tão logo Ruy Espinheira Filho mo empreste. Falarei sobre a trilogia, adiante. Monumental é o mínimo que posso dizer, no melhor sentido do termo.

Agora, inspirado pelo texto do Franzen, publicado anteriormente, pensei em livros que me seduziram e que ainda hoje volto a ler, por puro prazer do reencontro e do aconchego amigo. Não se trata de lista valorativa, mas de relação de livros que representam meu núcleo de interesse como leitor e que, adotando o conceito de Franzen, devo defender em minha literatura, mesmo que intuitivamente, sem planejamento prévio.

O engenhoso fidaldo dom Quixote de la Mancha - Miguel de Cervantes;
A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy - Laurence Sterne;
Crime e castigo e Os irmãos Karamázov - Dostoiévsky;
As tragédias - Shakespeare;
Os trabalhadores do mar e Os miseráveis - Victor Hugo;
Os três mosqueteiros - Alexandre Dumas;
Ulisses - James Joyce;
O velho e o mar - Hemingway;
Macunaíma - Mário de Andrade;
Grande sertão: veredas e Sagarana - João Guimarães Rosa;
A morte e a morte de Quincas Berro d'Água - Jorge Amado;
Crônica da casa assassinada - Lúcio Cardoso;
Enquanto agonizo e Palmeiras selvagens - William Faulkner;
Obra completa - C. D. de Andrade e Manuel Bandeira;
Cem anos de solidão - G. G. Marquez;

Claro que há autores e livros contemporâneos que muito me impressionam. A poesia de Ruy Espinheira Filho, por exemplo, tem sido objeto de muitas leituras ultimamente. Mas essa é uma lista em que não incluí contemporâneos. E em que há pacotes, como os de Shakespeare, Drummond e Bandeira.

Antecipo, por óbvio, que estou certo de ter esquecido algum livro importante para mim como leitor e escritor. É natural, sempre acontece quando se faz bobagens desse naipe. Ao reler a lista, comecei a duvidar desse e daquele título etc. Então, vou parar por aqui.

Acrescentei um título à lista, o que prova a inutilidade de se fazer esse tipo de coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário