quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

FRANTUMAGLIA, ELENA FERRANTE (3)




   Não é a minha ausência que gera interesse pelos meus livros, mas é o interesse pelos meus livros que gera atenção midiática em relação à minha ausência. Temo, enfim, que minhas escolhas sejam um problema maior para os jornalistas  -  afinal, é o trabalho deles  -  do que para o público. A meu ver, o que interessa aos leitores é o livro e a energia que ele liberta. Se não tem uma foto na capa, paciência. Se a autora não aparece na televisão, paciência. Quem lê realmente encontra minha verdadeira imagem de autora na escrita. Se o livro não funciona, por que o leitor deveria se ocupar da autora? E, se funciona, a autora também não sai da escrita como o gênio da lâmpada de Aladim? O livro é tudo e vem antes de tudo se realmente amamos ler. Fora dos meus livros, o que sou? Uma senhora igual a tantas outras. Portanto, deixem em paz os autores, amem  -  se valer a pena  -  o que eles escrevem. É esse o sentido da minha pequena polêmica.


Resposta a Árni Mathiasson, entrevista publicada em 2015, na Islândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário